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O que não pode faltar em uma boa loja virtual de sapatos

Netshoes, Dafiti, Zappos. Se estes nomes não lhe soam estranhos, não é à toa. Alguns dos e-commerces mais bem-sucedidos e reconhecidos do mundo vendem sapatos e acessórios.

De acordo com as previsões do Pyxis Consumo – ferramenta de dimensionamento de mercado do Ibope –, este ano os brasileiros devem gastar 40 bilhões de reais só em compra de calçados.

Com a categoria de moda ocupando um lugar cada vez mais importante no comércio eletrônico brasileiro, é bem provável que uma fatia significativa desse orçamento vá para as compras pela internet.

Já pensou em atuar nesta área? Então confira a lista do que não pode faltar na sua loja e mãos à obra!

Boas imagens vendem mais

Use sempre fotos e vídeos de qualidade, de modo a tornar bem visíveis o desenho das peças, o acabamento e as texturas, afinal, seu cliente não poderá tocar nem mesmo ver de perto antes de escolher.

Explique cada detalhe

Pela mesma razão, adote descrições ricas, que incluam os materiais, as medidas e até a marca do produto, se for o caso.

Use tags

Considere que há basicamente dois tipos de comprador: o que entra na loja sabendo bem o que procura e o que prefere passear por ali para escolher. Para atender bem os dois públicos, seu sistema de tags deve ser rigorosamente arquitetado, de modo que seja fácil encontrar qualquer tipo e tamanho de calçado disponível para venda, com pouquíssimos cliques.

Tenha um bom sistema de buscas

Do mesmo modo, investir num sistema de busca que poupe cliques do cliente vai fazê-lo gostar mais da sua loja e até ter tempo para comprar mais. Sua busca deve possibilitar o encontro de produtos, pelo menos, nas seguintes categorias: tamanho, cor, material, acabamento, preço, marca e estilo.

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Disponibilize tabelas de medidas

Várias marcas possuem suas tabelas de tamanho (e, infelizmente, as medidas podem mesmo variar). Uma boa solução é você criar uma seção com as tabelas das marcas que você vende e depois linkar às páginas desses produtos para quem tiver dúvida na hora das compras.

Ofereça ajuda com conteúdo

Crie seções editoriais (pode ser um blog ou conteúdos que você compartilha nas redes sociais) que mostrem as tendências da estação e dê dicas de como combinar as peças que você vende para criar diferentes estilos. Isto deixará as pessoas inspiradas e ainda pode servir como um gancho para outros clientes descobrirem sua loja.

Deixe as regras claras e evidentes

Um dos maiores medos de quem compra online – especialmente sapatos e roupas – é que a peça comprada não sirva bem. Portanto, antes de escolher qualquer coisa na sua loja, claro, o cliente vai procurar saber qual é sua política de troca

Descubra o que eles querem

Parece um truque de mágica, mas é bem mais simples que isso. Basta você abrir um espaço na sua página convidando as pessoas a dizer o que elas desejam comprar, equipar todas as páginas de produtos com botões que indiquem que o comprador deseja ser avisado quando tal produto estiver novamente disponível, e campos que possam ser preenchidos, por exemplo, para dizer que alguém compraria aquela peça, se ela fosse de outra cor. 

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Delicadeza sempre vai bem

Tenha um sistema de atendimento ao cliente disponível e atento, de modo que qualquer dúvida possa ser tirada na hora da compra e as trocas sejam feitas rapidamente e de bom grado. O mesmo sistema pode ficar responsável por disparar mensagens para avisar clientes que aquela peça que eles desejavam comprar, mas não estava disponível, chegou.

Estoque adequado

Claro que isso tem muito a ver com o tamanho do investimento que você puder fazer no seu negócio, mas considere que há lojas que prometem (e cumprem) entregas após apenas 24 horas da compra. Quer concorrer com elas? Ou você oferece o mesmo benefício, ou um preço melhor, ou um produto absolutamente diferente e melhor, de modo que sempre valha a pena esperar por ele.

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