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Deixe o cliente provar e conquiste mais vendas

Embora os números do e-commerce no Brasil sejam cada vez mais positivos , alguns pontos ainda deixam os consumidores indecisos na hora de confirmar o pedido online. Um deles é a impossibilidade de poder experimentar a peça.

Esse  problema afeta, principalmente, as lojas virtuais que trabalham com vestuário e calçados, mas pode se estender também para outros segmentos, como alimentos & bebidas, decoração e presentes em geral.

Uma pesquisa realizada pela byMK, rede social especializada em moda, constatou que, para 58% das pessoas que têm receio de comprar pela internet, o motivo são dúvidas sobre tamanho e caimento e  a impossibilidade de experimentar antes de comprar.

Infelizmente, essa é uma desvantagem que o comércio eletrônico sempre terá ante ao varejo tradicional. No entanto, algumas marcas têm encontrado soluções alternativas para vencer essa barreira. Conheça essas táticas e aproveite as ideias para lucrar ainda mais em sua loja virtual:

Troca Expressa

A startup holandesa Jeans Online resolveu o problema de forma criativa. Na hora da entrega,  a loja dá 15 minutos para seus clientes experimentarem as roupas e escolherem com qual peça desejam ficar. Aquelas que não serviram ou não agradaram são devolvidas na mesma hora.

Os consumidores que desejam esse serviço selecionam no momento da compra a opção “Easy Fit & Return”, em tradução livre: “experimentação e troca fácil”. O custo para o cliente que fizer essa escolha é de 9,95 euros e, para pedidos acima de 250 euros, a facilidade é cortesia.

Primeiro prova, depois paga

No Brasil, também já tem empresa buscando soluções para esse impasse. Um exemplo é o site Prove Agora. Trata-se de um marketplace que reúne diferentes marcas de roupas e calçados e atende alguns cidades como Curitiba (PR), Belém (PA), Recife (PE). Pelotas (RS), Balneário Camboriú (SC), Barueri, Cotia, Mogi das Cruzes, São José do Rio Preto e São Paulo (SP).

Nesse site, o cliente monta sua sacola online com os produtos que deseja provar das lojas disponíveis no site, informa os dados do cartão de crédito e recebe as peças em casa.

Em 48 horas, o comprador deve decidir se fica ou não com as peças selecionadas. Se optar por devolvê-las, ele deve levá-las a loja física próxima a sua região (que é informada pelo site) e o valor não é debitado de seu cartão de crédito. Se ele decidir ficar com as peças, não precisa fazer nada, só aguardar que a transação financeira ocorra em até dois dias.

Flexibilidade na devolução

Se você não pode oferecer a opção de os clientes provarem os produtos antes, pense em ser mais flexível em sua política de troca e devolução. Você pode oferecer, por exemplo, um prazo maior que o padrão de mercado.

Rapidez na entrega

Se além de esperar 10 dias úteis pra receber o produto, o consumidor precisar aguardar mais 20 dias para a troca, o processo vai ficar muito cansativo. Melhore sua logística e e implante mudanças que possam diminuir esse prazo. Uma boa prática e entregar o item novo no momento da retirada do antigo.

Frete grátis

Faça as contas e tente oferecer frete gratuito para trocas. Esse ponto, sem dúvidas, atrai os consumidores, pois eles sabem que não terão despesas extras caso precisem trocar suas compras.  

Tem alguma tática própria para fazer o cliente se sentir mais à vontade na hora de comprar sem provar? Compartilhe aqui com a gente.