LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

8 dicas para negociar melhor

Você pode ser um mestre na escolha do mix de produtos e prestar serviços impecáveis de ponta a ponta, mas se não souber negociar, sua loja virtual pode estar perdendo oportunidades de vender mais.

Seja para barganhar descontos com fornecedores ou melhores condições de frete e entrega com prestadores de serviço, saber negociar traz vantagens competitivas para sua empresa.

Um erro frequente de quem se senta à mesa de negociação é enxergá-la como uma zona de guerra, onde é necessário dominar e vencer “o inimigo” para sair vitorioso. Péssima estratégia. O melhor caminho é conduzir o processo de forma que todos saiam ganhando e criem laços para futuras parcerias.

Confira algumas dicas para ser mais eficaz ao negociar:

1. Adeus às armas

Jamais inicie uma negociação achando (ou dando a entender) que será uma discussão em que uma das partes sairá perdendo. Boas negociações alcançam o equilíbrio entre ofertas e concessões de ambos os lados. Isto só acontece se o clima for adequado.

2. Tenha metas claras

Antes de partir para a conversa, saiba exatamente do que você precisa. Com base nisso, estabeleça condições (inclusive com prazos e valores) ideais e outras que não satisfaçam a negociação: isso o ajudará a avaliar as propostas da outra parte em tempo real.

3. Conheça o outro lado

Estude, também, o negócio da pessoa com quem você está negociando, tanto para saber exatamente que perguntas fazer quanto para conhecer as prioridades dela (o que você deve oferecer) e as áreas em que ela pode ser mais flexível.

4. Identifique seu interlocutor e fale a linguagem dele

É muito importante usar a mesma linguagem do seu interlocutor. Se a pessoa tem um perfil analítico, esteja pronto para apresentar dados sólidos e portar-se formalmente. Se estiver diante de alguém mais informal, ajuste o tom e fale de maneira menos séria; e por aí vai.

5. Ouça com atenção

Nada de chegar despejando aquele discurso pré-ensaiado. Ouça primeiro quem está diante de você. Se a pessoa for boa negociadora, iniciará a conversa mostrando quais são as necessidades dela. Se for má, rapidamente deixará seus pontos fracos evidentes. De toda forma, você sai ganhando.

6. Use empatia de verdade

Não se trata apenas de repetir ideias colocadas pelo outro para mostrar que você o está ouvindo (embora isso também seja importante). Trata-se de se colocar, de verdade, na posição do outro e entender como essa negociação pode beneficiá-lo – sem abrir mão, obviamente, do que é importante para você.

7. Prepare-se mentalmente

Por mais que você pense que está no controle da situação, sua postura corporal, seu tom de voz e até determinados gestos podem entregar qualquer insegurança ou má vontade. A solução é manter uma atitude mental positiva, mesmo diante de situações não tão fáceis.

Lembre-se: se existe a oportunidade de negociação, é porque ambas as partes necessitam uma da outra. Isso o ajudará a entender que não há posição “mais forte” ou “mais fraca”, mesmo quando os negociadores possuem idade, experiência ou outras características díspares.

8. Não tenha pressa e não aceite ultimatos

Tome um tempo para pensar antes de dizer sim ou não e rejeite os que pressionam para uma resposta imediata. Qualquer negociador que confia na sua proposta não tem problemas em esperar que o outro decida.

 

Tem suas próprias técnicas para se sair bem na hora de negociar? Compartilhe-as conosco!