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5 dicas para oferecer algo grátis aos clientes sem se dar mal

De graça, até injeção na testa. Não é mesmo? Pois a máxima faz total sentido quando o assunto é internet.

Chris Anderson Free, conhecido por disseminar a teoria da cauda longa, afirma, em seu livro “Grátis: O Futuro dos Preços”, que “não há como impedir o grátis, mais cedo ou mais tarde, você concorrerá com ele”. Ele acrescenta: “então, use-o a seu favor, pois é possivel ganhar dinheiro com o grátis”.

De fato, não há nada como oferecer algo “na faixa” para atrair novos clientes. Por outro lado, é preciso usar a tática com parcimônia, para não acabar no prejuízo.

Veja o passo a passo para investir no “grátis” sem se dar mal:

Faça a escolha certa

Antes de oferecer qualquer produto pense se ele realmente fará sentido para a sua marca e para a pessoa que o receberá. De nada adianta você oferecer algo se a ação for mera picaretagem. Isso só fará com que o resultado seja o oposto do esperado e gere publicidade negativa.

Para acertar na escolha, você pode, por exemplo, pensar na desova do seu estoque. Sabe aquele produto que não é tão caro e que está parado no seu inventário? Que tal oferecê-lo como um mimo para os clientes?

Essa, ainda, é uma boa saída para ganhar espaço para novos produtos a serem comercializados. Você pode, até, fazer uma venda casada, no formato “compre isso e leve aquilo de graça”.

Quem presentear?

Infelizmente, nem sempre dará para presentear todos os clientes. Esse tipo de ação tem que ser estratégica. Por isso, escolha os clientes fiéis a sua marca, para fortalecer ainda mais a sua relação com eles.

Você não precisa chutar o balde e dar o produto mais caro do seu e-commerce, mas pode agradá-lo com uma amostra grátis junto de alguma encomenda. Isso o deixará feliz, certamente.

Outra possibilidade é oferecer um test drive de algum produto que você quer que deslanche. Lembre-se que apenas quando o produto já é conhecido que ele gera procura. E disponibilizar uma experiência grátis pode fazer com que o item seja descoberto, testado e, melhor, comentado com mais pessoas.

Fique atento a datas especiais

Esta é outra chance de oferecer algo grátis para o cliente e colher os lucros depois. Afinal, quem não gosta de ganhar presentes no dia do aniversário?

Além de sentir-se lembrado, o cliente ainda pode acessar a sua loja para comprar mais alguns itens.

Peça algo em troca

Como você vai dar algo de graça, peça alguma coisa em troca. Pode ser um cadastro, uma opinião, uma curtida, uma postagem, um comentário ou o e-mail e o número de telefone.

Isso fará com que você aumente sua base de cadastros ou ainda seja marcado em publicações nas redes sociais de forma positiva.

Crie filtros

As pessoas atraídas pela ação, muitas vezes podem estar fora do perfil do seu público -alvo. Lembre-se que a internet está cheia de “caçadores de brindes”. E eles  embarcam em qualquer parada.

Portanto, antes de sair distribuindo os brindes, você pode optar por validar algumas informações, para “afinar” essa lista de participantes.

Sexo e idade já são um bom começo para filtrar participações. Se o seu público são mulheres entre 30 e 50 anos, homens e mulheres mais jovens podem ser excluídos da ação.

Claro, para tanto, você precisa deixar previamente estabelecidas as regras para a distribuição dos mimos. Com tudo escrito e claro, você não terá problemas com aqueles que não puderam participar.

 

Qual a estratégia que você utiliza para distribuir brindes em sua loja? Compartilhe com a gente!

 

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