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Como fazer boas fotos dos seus produtos usando o smartphone

Depois de muito tempo e dedicação gastos na seleção dos melhores produtos para sua loja, você depara com um problema (ou melhor, dois): você não é fotógrafo profissional e não pode pagar por um agora, apesar de saber muito bem que uma imagem bem-feita pode definir uma venda.

Ok, duas boas notícias para você. A primeira: é possível aprender alguns truques profissionais para garantir que suas imagens tenham uma qualidade mínima. A segunda: você pode fazer isso com seu smartphone, se ainda não deu para comprar uma câmera bacana. É muito mais questão de dedicação que de investimento.

Vamos lá?

1) Conheça seu dispositivo

O manual é fundamental para conhecer a real capacidade de seu equipamento, saber seus limites, capacidades, forma de armazenamento e recursos, tanto de hardware (o equipamento em si) quanto de software (os programas que o acompanham).

2) Lance mão de recursos extras

Apesar de vários smartphones já virem com bons programas de retoque de fotos, há bons aplicativos que podem potencializar os recursos da câmera do seu celular. Dois deles são o VSCO (disponível na Apple Store) e o Câmera Zoom FX (para equipamentos Android). Esses apps vêm com ferramentas de equalização de tonalidades e contraste. Vale a pena passar um tempo estudando os recursos.

3) Prepare a câmera

Alguns ajustes podem garantir um efeito melhor. Um deles é o balanço de branco (geralmente, a função está disponível em um botão escrito “White Balance” ou “WB”). É ele que regula a tonalidade certa da foto para cada ambiente.

Outra dica importante: usar o zoom digital não é recomendável, porque este é um recurso de software, ou seja, não tem um resultado natural. Procure se aproximar ou se distanciar do objeto fisicamente.

4) Prepare o local

O “fundo infinito” é um truque profissional que você pode reproduzir em casa, usando um tecido branco, opaco, sem estampa e que cubra o fundo (do teto ao chão) onde seu produto vai ser fotografado. Com ele, o produto ficará em destaque na foto, com mais nitidez e aparência mais profissional.

5) Ajuste a iluminação

Outra estratégia para melhorar os resultados é apostar na luz natural. O ideal é tirar as fotos de manhã, mas sem deixar os raios de sol incidir diretamente no produto – isso vai criar contrastes (e sombras) muito grandes. Uma folha de papel (ou cartolina, dependendo do tamanho do produto) ou de isopor (que tem a qualidade de parar em pé sem que você precise segurar) pode refletir a luz para o objeto, o que tornará suas sombras bem mais suaves.

Se precisar de uma luz complementar, utilize luminária de mesa ou de pé com lâmpada do tipo leitosa e incandescente. Se a luz estiver muito forte, você pode colocar um papel vegetal grosso na frente e ela ficará mais difusa. Dica: lembre-se que a imagem do objeto é resultado do reflexo provocado pela luz, então prefira o que os fotógrafos chamam de “luz rebatida”, ou seja, direcione a luz da luminária para o tecido de fundo ou para a folha de papel ou isopor próxima do objeto.

6) Prepare os produtos

Antes de começar a clicar, deixe seus produtos limpos e impecáveis. Fiapos de tecido, pedaços de plástico bolha, etiquetas ou mesmo marcas de poeira – todos esse detalhes podem comprometer a qualidade da foto e algumas horas de tratamento em programas para imagens. Por isso, certifique-se de que limpou tudo antes e, quando for posicionar o produto diante do fundo infinito, passe mais uma vez um papel ou pano seco nele.

Separe os objetos por tamanho e brilho.Fotografe todos os produtos de vidro menores, depois os maiores. Em seguida, todos os produtos de plástico, e assim por diante. Pode parecer preciosismo, mas este processo vai evitar que você tenha de reajustar a máquina a cada clique e vai permitir, ainda, que suas fotos tenham uma unidade, pareçam tiradas do mesmo ponto de vista – o que vai ficar muito elegante no site.

Dicas anotadas? Então capriche nos cliques e conte para nós quais foram os resultados. Aproveite e confira, ainda, algumas dicas para dar um trato nas suas imagens usando o Photoshop.