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Série Como Criar um site para minha empresa: Depois de pronto, o que fazer com o site?

A série Como Criar um Site para Minha Empresa vai mostrar todos os passos necessários para o empreendedor que quer montar seu espaço virtual, mas não sabe nem por onde começar. Nos textos, você vai conhecer desde as ferramentas tecnológicas necessárias para a execução desse projeto até dicas de elementos e páginas que não podem faltar em um site empresarial. Esse é o quinto texto de um total de 5. Portanto, não deixe de ler antes as primeiras partes:

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 1): Passo a passo para montar um site para o seu negócio

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 2): O 1º passo - Domínio e Hospedagem

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 3): As páginas que seu site deve ter

Série Como Criar um Site para Minha Empresa (Parte 4): Invista em um belo layout

Muito bem. Sua empresa já tem um site! Que legal, parabéns! Mas, qual o objetivo dele? Atualizar os clientes sobre os novos serviços que você oferece? Captar contatos? Vender produtos?

Todas essas propostas são válidas, mas é importante que você saiba onde quer chegar para poder trilhar o caminho certo.

Por exemplo, se o seu objetivo é obter o telefone de potenciais compradores para entrar em contato com uma oferta personalizada, você precisa criar formas de incentivá-lo a informar esse dado.

Confira alguns objetivos que você pode perseguir com seus site e como fazer para chegar lá: 

Captar leads

Você pode utilizar o seu site para angariar contatos de possíveis clientes (leads). Para isso, você precisa encontrar uma forma de fazer os visitantes preencherem um cadastro ou, pelo menos, ceder o seu endereço de e-mail.

A maneira mais comum de se fazer isso é convidando-os a assinar suas newsletter. É óbvio que, para fazer isso, você precisa mandar uma newsletter interessante e com periodicidade regular.

Deixe à vista, na home page, um campo para que o cliente possa assinar a sua newsletter. Evite formulários longos. Quanto menos dados você pedir, maiores as chances de o cliente ir até o fim.

Divulgar novidades

Um site estático, sem novidades, cansa os clientes e afasta vendas. Para você ter sucesso, o seu site precisa ser atualizado constantemente. Cabe incluir, por exemplo, um blog para atualizar os leitores sobre as novidades - da sua empresa ou do setor em que você atua. A home page também deve trazer sempre um destaque desta página.

Essa estratégia incentiva o retorno dos clientes para a sua página em busca de novas informações. Mas, cuidado, só adote essa prática se você realmente tiver novos conteúdos para publicar periodicamente. Caso contrário, o espaço desatualizado tem o efeito contrário e pode refletir negativamente nas visitas.

Realizar vendas

Se você quer criar uma loja virtual, o mais fácil é optar direto por um sistema de e-commerce que já venha com ferramenta de pagamento integrada e cadastro de produtos facilitado – como o a Loja Virtual do UOL HOST.

Mas mesmo que seu site não seja um e-commerce puro, você pode querer vender alguns produtos e serviços – mesmo que seja para concretizar a negociação por telefone ou pessoalmente.

Para tanto, você precisa apresentar os detalhes da oferta e valores (como já sugerimos quando falamos dos tipos de páginas). Mas o mais importante aqui é utilizar bem a call to action. “Ligue agora”, “Reserve o seu” e “Solicite seu orçamento” são alguns exemplos que podem ser utilizados. A escolha vai depender do contexto e da sua intenção. O importante é criar “botões” com essas mensagens no seu site.

Presença Digital

Se a sua intenção não é captar leads, nem reter clientes por meio da web, mas sim, incluir a sua marca no mundo digital (e nas buscas dos internautas), a sua página pode ser mais simples – o que não quer dizer malfeita.

O site deve conter todas os elementos comentados nos outros textos. A homepage deve trazer todas suas informações de contato no rodapé, facilitando a localização pelos usuários, além de links para que o usuário continue navegando e conhecendo melhor sua empresa.

Preparado para criar seu site? Conheça o serviço Site Pronto do UOL HOST e faça isso de maneira simples, rápida e sem dores de cabeça!