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Tire suas dúvidas sobre busca paga

Você já colocou em prática todas as técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para que sua loja virtual possa aparecer melhor nas buscas e, mesmo assim, ainda não conseguiu os resultados que queria. Já pensou em investir em links patrocinados?

A chamada busca paga (em inglês, paid search) é a saída para conquistar destaque nos resultados de busca de maneira mais simples e rápida. Você terá de colocar a mão no bolso, mas uma das vantagens desse tipo de anúncio é que dá para começar gastando bem pouco.

Não sabe por onde começar? A gente dá uma forcinha e tira suas dúvidas sobre o assunto:

O que é?

Os links patrocinados são os resultados pagos que aparecem nas páginas de busca. Quando alguém digita uma palavra no Google, por exemplo, os resultados que são mostrados no topo e à direita, destacados em uma caixa cor-de-rosa, são os pagos.

Como funciona?

Primeiro, o anunciante define quanto vai gastar na campanha. Normalmente, ele estabelece um gasto diário máximo. Em seguida, escolhe as palavras-chave às quais quer vincular sua publicidade. Depois, cria os anúncios que serão exibidos. Cada vez que alguém faz uma busca e clica no anúncio, chegando até o site do anunciante, um valor é descontado da verba da campanha.

Vamos supor que você definiu que quer gastar 10 reais por dia e quer que sua loja apareça sempre que alguém faça uma busca por “sapatos femininos”. Vamos imaginar que o custo por clique desta palavra-chave, naquele dia, é 50 centavos. Toda vez que alguém buscar por sapatos femininos e clicar no seu anúncio, serão descontados 50 centavos da sua verba de 10 reais. Após 20 cliques, seu anúncio deixará de ser exibido.

Quando acabar a verba provisionada, você pode fazer um novo investimento ou parar por aí, se já tiver obtido os resultados desejados.

Qual é o custo por clique de cada palavra-chave?

O preço é definido por leilão. Ou seja, quanto mais pessoas quiserem vincular seus anúncios a determinada palavra em determinado momento, maior tende a ser seu preço. Por isso, o valor é flutuante, como o de uma moeda. A “cotação” pode ser consultada nos sistemas de planejamento de campanha dos buscadores. Quando você monta sua campanha, decide o máximo que vai pagar por clique na palavra-chave escolhida, assim não terá surpresas.

Que palavras devo escolher?

Quanto mais específico o termo, mais possibilidade você tem de levar o internauta a clicar no seu anúncio. Por exemplo, se você vende cartões de visita, e compra só a palavra “cartão”, há uma grande chance de que usuários que estejam procurando por cartões de crédito ou cartões de aniversário − e não tenham o menor interesse no seu produto – acabem vendo o seu anúncio. Ou seja, as chances de você acertar no alvo são menores. Além disso, o custo da palavra tende a ser maior, pois palavras mais genéricas, como “carro” ou “apartamento”, tendem a ser mais concorridas.

E se outra empresa também escolher a mesma palavra-chave, como fica?

O posicionamento também é definido pelo sistema de leilão. Quem paga mais aparece na frente. Mas não é só isso que define a posição. Se um anúncio tiver mais cliques que o outro, o sistema entende que ele possui maior relevância para o usuário e pode passar na frente dos demais.

Os resultados da busca paga são iguais aos da orgânica (não paga)?

A taxa de clique em links patrocinados costuma ser mais baixa que a da busca orgânica. Pesquisas mostram que resultados da primeira página de busca orgânica recebem de 60% a 70% dos cliques, enquanto os da paga têm retorno de 30% a 40%.

Quando devo usar esse artifício?

A busca paga é recomendada para os casos em que haja necessidade de resultados mais imediatos. Em campanhas especiais, como promoções ou lançamento de produtos, a estratégia também pode ajudar. Há, ainda, casos em que você quer atrelar sua marca a algum termo específico e não está conseguindo isso somente com o SEO.

Usando a busca paga, posso deixar o SEO de lado?

Nunca! Uma estratégia complementa a outra. O ideal é que seu site apareça nos melhores resultados sem ajuda das campanhas pagas. Para isso, é necessário um bom trabalho de longo prazo de SEO. Deixá-lo de lado pode ser fatal para o posicionamento de sua loja nas buscas.

Eu quero! Como devo proceder?

Acesse as páginas voltadas para anunciantes do site em que você quer fazer sua campanha, como o UOL, e confira as instruções. Você encontrará instruções, passo a passo, para guiá-lo no processo.