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Conheça as páginas que não podem faltar em seu site

Imagine um livro sem capa, com algumas folhas faltando e sem nenhum tipo de índice, sinopse ou prefácio. Estranho, né? Provavelmente, ao julgar o livro pela capa, você nem começaria a leitura.  

Tão confuso e desinteressante quanto esse livro, pode ser também um site incompleto e mal organizado. Sem uma página de apresentação da loja, um formulário de contato ou divisão de produtos por categorias. Nada além da homepage. Difícil se encontrar e confiar em uma loja virtual assim, não é mesmo?

Veja quais são as páginas que não podem faltar em seu site para que ele transmita credibilidade, profissionalismo e transparência aos seus clientes:

Sobre a empresa

Quem somos”, “sobre nós”, “história da loja”. A nomenclatura que você irá dar a este espaço é o de menos. O importante é que ali você se apresente ao visitante. Conte um pouco sobre sua marca, seus produtos, valores da empresa, contextualize o leitor e adiante o que ele pode encontrar na sua loja. 

Serviços ou Produtos

O que você tem a oferecer? Não adianta jogar tudo na página inicial, embaralhado e desorganizado. O cliente irá se perder na bagunça e desistir de entender. Crie categorias e deixe claro ao visitante qual o tipo de oferta que ele encontrará lá.

Contato

Telefone, e-mail, mapa de localização (caso haja endereço físico), redes sociais, formulário de contato. Todos os meios pelos quais os clientes podem entrar em contato com a loja (e quanto mais, melhor) devem ser informados. Quando um cliente tem alguma dúvida e precisa falar com a loja, a primeira cosia que ele procura é a aba de contato no site, por isso é importante que ela esteja lá.

Política de Privacidade e Segurança

Nesse espaço você deve garantir ao cliente o sigilo de seus dados pessoais, bancários, conteúdo de pedidos e todas as outras informações às quais o seu site poderá ter acesso. Fale também sobre sua política de envio de e-mails.

Política de entregas, trocas e devoluções

É importante deixar claro quais são os prazos e condições para trocas e devoluções de produtos para evitar futuros aborrecimentos para ambas as partes. Não se esqueça de assegurar o direito de arrependimento do consumidor, que é garantido por lei.

Dúvidas/FAQ

Nem todos os sites têm um FAQ, mas deveriam. Esse espaço facilita muito o relacionamento com o cliente e otimiza o processo de compra. Liste as dúvidas mais frequentes abordadas pelos clientes e suas respectivas respostas. Antes de entrar em contato ou até mesmo desistir da transação, o cliente poderá procurar por esse campo em seu site e resolver seu problema.

Minha conta/Meus pedidos

É interessante que a qualquer momento o cliente possa ter uma visão geral do que ele tem em seu carrinho. Melhor ainda se nessa página ele encontrar também um histórico de compras realizadas na loja. Nesse espaço, ele também poderá acessar seus dados cadastrais e solicitar alterações, caso tenha mudado de endereço, por exemplo. Essa personalização ajuda a criar laços com o cliente.

Depoimentos

Não é obrigatório, mas é altamente recomendável. A página com depoimentos reais de clientes falando sobre os produtos ou serviços pode ajudar a loja a vender mais e passar credibilidade ao cliente.

Então, fez um checklist no seu site? Está com todas as páginas ou ainda falta alguma? São pequenos detalhes assim que ajudam a vender mais!