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Como as cores afetam as decisões de compras dos clientes

Uma boa embalagem é o primeiro passo para chamar a atenção de um consumidor para um produto. E na sua loja online essa lógica também é válida. Exceto que no seu caso em vez de uma embalagem, o que tem de chamar atenção é o design da sua página.

Uma página feita no capricho e um site montado com cuidado podem ser atrativos poderosos para novos visitantes e, consequente, aumento das suas vendas. E nessa equação as cores que você vai escolher desempenham um papel importante.

As cores não falam, mas elas comunicam. Comunicam ideias, sensações, sentimentos. Grandes empresas, ao definir suas logomarcas ou a decoração de suas lojas, levam em conta o significado de cada cor.

E isso não acontece por acaso. A linguagem visual tem o poder de, mesmo inconscientemente, influenciar no comportamento das pessoas. E certamente a sua loja virtual também pode se beneficiar disso.

Para exemplificar, vamos citar alguns casos em que as cores podem desempenhar um papel importante na elaboração da sua página.

Marca

Como será a marca da sua loja virtual? E mais importante que isso, quais as cores que a sua logomarca terá? Tudo depende do que e de para quem você quer vender.

O rosa é uma escolha lógica para uma loja que vende artigos femininos, por exemplo. A Loja Marisa usa e abusa do rosa, não só na logomarca, mas também nas propagandas.

A cor azul, por sua vez, transmite segurança ao comprador e também é bastante usada em lojas de produtos infantis, como na Tricae, por exemplo.

Saber os objetivos da sua loja é fundamental para definir o que a sua marca quer comunicar. Além disso, a cor aumenta em 80% o reconhecimento de uma marca. Portanto, analise com carinho o que você quer transmitir com a sua marca e escolha as cores adequadas para isso.

Layout

Pode parecer detalhe, mas o layout de um site pode ser o fator decisivo entre o cliente continuar na sua loja ou ir buscar o que quer em outro lugar. E uma boa escolha de cores está nesse pacote.

Por isso, é importante que você saiba o que você quer que a sua página diga ao visitante. O vermelho, por exemplo, é identificado com o senso de urgência, o verde remete a dinheiro. Aí estão algumas possíveis escolhas para o seu layout.

É importante lembrar mais uma vez que o layout e as cores escolhidas podem, sim, influenciar na decisão de compra dos clientes e, portanto, no sucesso da sua loja. Por isso, nada de deixar o seu gosto pessoal influenciar nas decisões.

Seja racional e leve em conta o significado que cada cor carrega em si para um melhor resultado para o seu negócio.

Público alvo

É o fator primordial que você precisa levar em conta em todas as escolhas que fará quando estiver montando o site da sua loja. E obviamente, também quando estiver definindo quais cores vai usar em cada uma das páginas do seu site.

Para quem você quer vender? Quais as cores que mais se adaptam ao perfil dessa pessoa que você quer transformar em seu cliente?

Seu público alvo são jovens aficionados por esportes? Que tal um laranja ou vermelho? Sua loja vende produtos de saúde para pessoas de mais idade? O que acha do azul ou do roxo?

Botão “Comprar”

Possivelmente a parte mais importante do seu site. Tão importante que existem artigos na rede que discorrem sobre qual a melhor cor para preencher o botão “Comprar” da sua loja.

Bom, isso depende, mais uma vez, do produto que você vende e de qual é o seu público alvo, mas o laranja é uma cor que tem a fama de chamar as pessoas à ação, por exemplo. E nada melhor do que chamar o visitante à ação quando ele está considerando comprar um produto na sua loja. A loja online Kallan, por exemplo, aposta nessa estratégia.

O vermelho, por sua vez, também pode ser uma boa pedida, já que desperta a sensação de urgência que está associada à impulsividade. Temos também o amarelo, que é bastante usado para chamar a atenção.

Como saber o que funciona melhor para o seu público? Testando sempre, como não cansamos de repetir aqui.

E então? Pronto para “colorir” seu site e aumentar as vendas? Boa sorte!