LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

Manual básico para ganhar dinheiro na internet

Dicas para aumentar sua renda sem sair de casa

Para assistir a vídeos online, ler notícias, conversar com amigos ou fazer compras. A internet já faz parte da nossa rotina diária e conseguimos fazer quase tudo por meio dela – inclusive aumentar a renda pessoal.

Muita gente acha que “a esmola é demais” e que ganhar dinheiro com a internet é papo furado. Porém, nós garantimos a você que a história não é bem assim. Claro que, como em qualquer outra tarefa, é preciso dedicação, disciplina estudo e um pouco de suor.

Mas com boas ferramentas online, alguns conhecimentos básicos e, claro, muito planejamento, a internet pode ajudar a melhorar suas finanças.

Criar um blog de sucesso, montar uma loja virtual ou participar de um programa de afiliados e parceiros, por exemplo, são ideias simples e de fácil execução, desde que sejam escolhidas as plataformas certas.

Ficou interessado no assunto? Então dê uma olhada nas dicas que preparamos para você que quer ganhar dinheiro sem sair de casa!

1. Crie sua loja virtual

Sabe aquele artesanato que você vive fazendo para presentear as amigas? Ou aquele bolo delicioso, cujo “segredinho” você não conta a ninguém? Quebrou alguma coisa na casa do amigo e, nesse momento, é a você que ele recorre para pedir ajuda? Quaisquer que sejam suas habilidades e talentos, eles podem lhe render uma grana.

⇒ Leia também: 4 sinais de que está na hora de investir em uma loja virtual

E a melhor maneira de mostrar a todos o que você faz de melhor e comercializar esses produtos ou serviços é montando uma loja virtual. Engana-se quem acha que é complexo esse processo. Contratando uma ferramenta de fácil configuração, como a Loja Virtual UOL HOST, não é preciso ser nenhum expert em tecnologia para colocá-la no ar e começar as vendas.

Quer saber todos os passos para começar seu negócio online?

Baixe o e-book gratuito da Academia UOL HOST – Passo a passo: como montar sua primeira loja virtual e conheça todos os processos e detalhes importantes para essa empreitada.

2. Tenha um blog com bom conteúdo

Um blog é uma excelente ferramenta de comunicação para divulgar ideias, levantar discussões e, também, vender produtos e serviços. De acordo com uma pesquisa da Hubspot, 92% das empresas que mantêm um blog atualizado de sua loja realizam vendas para os consumidores que chegam ao site de vendas por meio do blog.

Mas, para tanto, esqueça os posts que só fazem propagandas de sua empresa e produtos. O público quer conteúdo interessante, exclusivo e que “fale a sua língua”.

Por exemplo, sua loja vende roupas? Posts sobre semanas da moda pelo mundo e tendências são bem-vindos. Vende coisas para casa? Dicas de decoração e arrumação vão trazer audiência. Esses leitores, como mostra o dado citado acima, têm grande potencial para se tornar clientes. É só construir uma relação de confiança com eles.

⇒ Leia também: 6 passos para fazer um post matador para o blog de sua loja

Se você não tem um negócio ou não quer atrelá-lo a um blog, ainda há outra maneira de ganhar dinheiro com essa ferramenta. O primeiro passo, novamente, é investir em bom conteúdo.

Escolha um tema que lhe agrada e sobre o qual você tenha confiança e intimidade para falar, escolha uma plataforma – há diversas no mercado, pagas e gratuitas –, a do UOL HOST é uma delas, e comece! Para gerar mais acessos, é primordial investir em boas técnicas de SEO, linguagem adequada, boas imagens e periodicidade nas atualizações.

⇒ Leia também: Tire suas dúvidas sobre SEO

Quando a audiência estiver “bombando”, é hora de monetizar o canal. As opções para tal são diversas, como artigos patrocinados, banners, venda de links, adsense e programa de afiliados.

3. Aposte em ferramentas de marketing digital

Você já tem o seu negócio próprio, seja ele virtual ou não? Então, maravilha! O próximo passo para faturar com a ajuda da internet é pensar em estratégias de marketing digital para divulgar seus produtos ou serviços, como anúncios em redes sociais, serviços de e-mail marketing e campanhas de links patrocinados.

E-mail Marketing

O e-mail marketing é uma das formas mais efetivas de comunicação entre as empresas e seus clientes, afinal, quem não usa e-mail hoje em dia?

O primeiro passo é criar uma base de contatos para quem você vai disparar essas suas campanhas de e-mail. Para formar essa lista, existem várias técnicas. Veja algumas ideias:

Com um mailing formado, você pode usar esse canal para se comunicar com seu cliente. Mas é importante saber que, primeiro, para fazer esses envios, você precisa contar com uma ferramenta de disparo. Segundo, é preciso criar estratégias de envio e de conteúdo. Não dá para sair enviando e-mail a torto e a direito sem nenhum tipo de conteúdo relevante.

⇒ Leia também: Guia Completo – Melhores práticas para e-mail marketing

Anuncie na maior rede social do mundo

Quando o assunto é marketing digital, é comum pensar em redes sociais. Excelentes aliadas para aumentar a visibilidade da marca, as redes sociais são canais de comunicação que permitem captar leads com facilidade e estreitar laços com os consumidores, acarretando em futuras vendas. Para otimizar ainda mais esse retorno, a dica é apostar nos anúncios nas redes sociais.

Os números comprovam que a publicidade nesses canais faz todo o sentido. Só no Facebook, os internautas brasileiros são os mais conectados da América Latina, de acordo com dados da consultoria eMarketer.

Além da popularidade, o Facebook possui um programa de anúncios simples, intuitivo e de baixo custo (com 15 reais já dá para começar a “brincadeira”).

→ Conheça os 6 passos para fazer anúncios eficazes no Facebook.

Invista em uma campanha de links patrocinados

Outra forma de atingir e divulgar seus produtos é criando campanhas no Google AdWords, possibilitando que o seu site apareça nas primeiras posições dos resultados de busca.

⇒ Leia também: Links patrocinados: perca o medo de usá-los!

Os links patrocinados são pagos por clique, ou seja, você só desembolsa quando alguém clica no seu link, e o orçamento diário é definido por você mesmo. Mas, diferentemente do Facebook, o funcionamento é um pouco mais complexo. Por isso é indicado contar com a ajuda de profissionais na hora de criar sua campanha. A equipe do UOL HOST oferece um time especializado e certificado para a criação e gestão de seus anúncios.

4. Participe de um programa de afiliados e parceiros

Participar de um programa de afiliados e parceiros é uma estratégia eficiente para ganhar dinheiro na internet. Funciona assim: se você possui um site, blog ou rede social, pode anunciar produtos nele e receber uma porcentagem por cada contratação realizada.

 No Programa de Afiliados do UOL HOST, por exemplo, os ganhos chegam a 80% do valor pago pelo usuário no serviço contratado. Perfeito para quem está precisando de um dinheiro extra, não?

→ Saiba como ganhar dinheiro com o Programa de Afiliados & Parceiros do UOL HOST.

Com a ajuda de toda a tecnologia disponível hoje em dia, dedicação e criatividade, é possível ganhar dinheiro sem sair de casa. Ficou animado para tentar? Boa sorte!