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Edney Souza responde a perguntas de participantes do webinar sobre Marketing Digital

Especialista também preparou surpresa para leitores da Academia

No último webinar da Academia UOL HOST, os empreendedores tiveram a oportunidade de aprender com Edney “Interney” Souza como utilizar o marketing digital para alavancar seus negócios.

O especialista apresentou técnicas simples e eficientes que podem ser colocadas em prática por qualquer empresa. A audiência “bombou” e muitas perguntas foram enviadas. Por isso, Edney não conseguiu responder a todas ao vivo.

Mas separamos mais algumas questões para ser respondidas aqui, na Academia. E tem mais: o especialista preparou uma surpresa para os nossos leitores, que você encontrará ao final desse texto.

“Em primeiro lugar, gostaria de agradecer a audiência e a participação de todos no webinar. Foi muito legal ver o interesse das pessoas através das perguntas. Espero que as respostas ajudem mais pessoas a organizar melhor o marketing digital dos seus negócios”, diz Edney.

Mas, antes de partirmos para as perguntas, se você perdeu o webinar ou gostaria de revê-lo, está aqui mais uma oportunidade:

Agora, vamos às questões!

Qual a melhor maneira de criar engajamento no Twitter?

O Twitter é uma ferramenta voltada para o tempo real. Você pode usá-lo, simplesmente, para replicar links para o seu site ou blog, mas o retorno de engajamento desse tipo de estratégia é relativamente baixo.

Comentar eventos ao vivo, criar conteúdo específico para esses eventos (utilizando Vine, Periscope ou criando imagens) e interagindo com a audiência (fazendo perguntas e respondendo a menções) são algumas das principais formas de criar engajamento.

Se o seu produto ou serviço tem relação com algum evento ou meme que está popular no Twitter naquele momento (você pode descobrir isso olhando nos trending topics ou por aplicativos como o Topsy) é uma ótima oportunidade de engajamento.

Mas tome cuidado para não parecer oportunista e entrar de “gaiato” em trendings que não têm relação com sua marca.

Eu posso “garimpar” meu público-alvo? Ou disparo meu conteúdo para “todos” os que estão na minha rede social?

No Facebook e Twitter é possível promover um post para uma audiência específica, nas demais redes sociais você não tem como fazer essa segmentação.

Gostaria de saber mais detalhes em técnicas de títulos, gasto muito tempo para o título.

Esse post em inglês ensina oito técnicas de títulos e explica qual o apelo psicológico que existe por trás de cada uma delas. Você pode combinar várias dessas estratégias, mas não abuse, pois usar repetidamente a mesma técnica pode gerar desgaste na sua audiência.

Como criar conteúdo relevante sem ser invasivo e sem ser o “chato que quer vender tudo”?

Pense da perspectiva da necessidade do cliente, em como você gostaria de ser tratado pelo vendedor ao entrar em uma loja.

Veja alguns exemplos:

Caso 1 – Se alguém tem problemas respiratórios, você pode dizer a ele que é possível resolver o problema colocando uma bacia no quarto ou comprando um inalador, e explicar a vantagem e desvantagem dos dois métodos.

É perfeitamente possível influenciar a pessoa a comprar um inalador sem parecer que você a está restringindo a essa única opção. Quem prefere usar a bacia de água certamente nunca seria seu cliente de inalador.

Caso 2 – Se alguém precisa fazer batatas fritas saudáveis, você pode explicar sobre o uso de um óleo com menos gordura saturada, uso de sal com menos sódio e uso de uma fritadeira a ar.

Se você der todas as opções e explicar a vantagem e desvantagem de cada uma, é possível vender muitas fritadeiras a ar sem fazer a pessoa que escolheu o óleo mais saudável se sentir idiota.

Pense em como esse conteúdo poderia ser útil para quem não é seu cliente, pois alguém que prefere o óleo ou a bacia pode encaminhar a um amigo que prefira o inalador ou a fritadeira.

Qual a melhor forma de utilizar o content marketing num blog já existente: reposicionar a marca dele, com mudança de conteúdos, ou simplesmente adequá-la a um novo planejamento, porém com o mesmo foco anterior?

Se na análise de público-alvo você perceber que seu planejamento de conteúdo não está adequado, não tem problema reposicionar o conteúdo do blog trocando a linha editorial dele. Se o conteúdo antigo puder prejudicá-lo de alguma maneira (causando desconforto nos novos leitores), talvez seja melhor começar um blog novo.

Muitas vezes ficamos presos a uma audiência passada e esquecemos que essa audiência pode estar tomando muito tempo de atendimento e reclamações, mas sem converter resultados para o nosso negócio.

Um blog novo voltado para a audiência correta vai demorar um pouco para conquistar popularidade, mas vai trazer resultados mais eficientes.

O canal Instagram é uma ferramenta que pode gerar bons leads?

Se o seu produto tem um bom apelo visual, tanto o Instagram quanto o Pinterest podem ser excelentes ferramentas de conversão.

Além de ter seus perfis e divulgar os lançamentos da sua marca, você pode influenciar seus consumidores na comunicação pós-venda a postar suas fotos e compartilhar nessas redes suas recentes aquisições. Isso pode gerar um interessante efeito orgânico de conversão.

Qual o primeiro passo para se criar uma régua de nutrição?

É importante conhecer detalhadamente a jornada do comprador e identificar pontos em que você pode ajudá-lo a tomar uma decisão de compra.

Nesses pontos de decisão você vai criar conteúdo relevante, que para ser acessado vai te fornecer dados provenientes da captura de navegação ou e-mails, e a partir daí você vai conduzindo o visitante, transformando-o em lead e, finalmente, numa conversão.

No LinkedIn devo investir em postagens na minha página ou participações em grupos?

São investimentos diferentes.

Página – Em geral, quem segue sua página está interessado em novidades da sua empresa, isso inclui produtos e serviços, vagas e artigos dos executivos da companhia.

 Você também pode promover os conteúdos da sua página para públicos específicos, ajudando a captar leads a partir dessa estratégia.

Grupo – Em grupos a ideia é gerar autoridade em um assunto para quando as pessoas reconhecerem sua influência procurarem você para a prestação de um serviço ou aquisição de um produto.

Postar artigos de próprio punho em grupos ou divulgação de produtos e serviços, geralmente, é visto como spam e pode causar um efeito nocivo em vendas futuras. Mas se você está constantemente respondendo a dúvidas e ajudando as pessoas sem que elas tenham obrigatoriamente de visitar o seu site para achar a resposta, fica claro que você é prestativo e entende do riscado. Qualidades extremamente bem-vindas quando se contratam empresas B2B.

Se você precisa criar conteúdo sobre um assunto que não domina, como você começa?

É um processo lento e trabalhoso. Em primeiro lugar, é importante entender que ter conteúdos rasos e superficiais no seu site, blog e redes sociais não vai ajudar a gerar uma boa imagem para a sua empresa, tampouco gerar leads ou conversões.

Então, antes de escrever é preciso ler muito, entender qual a perspectiva da empresa sobre aquele assunto, qual a perspectiva do público-alvo e criar um conteúdo que conecte essas duas pontas.

Seu conteúdo é o fio condutor que vai levar o visitante a se tornar seu cliente. Você precisa passar segurança e confiança para que a empresa possa atendê-lo.

Muitas vezes, além de ler muito, é importante ver vídeos, visitar empresas, conversar com profissionais da área e, só então, começar a escrever. Lembre-se de gravar as conversas e tomar muitas notas.

Se você gostou do webinar e das respostas acima e quer fazer suas próprias perguntas (pessoalmente ou pela internet), o Edney está formando uma nova turma para o curso de Marketing em Redes Sociais, no qual ele aborda Content Marketing, SEO e Analytics, além de Social Media Marketing.

O curso acontece no dia 12/09 (sábado), das 9 às 18 horas, e pode ser feito presencialmente, em São Paulo, ou pela internet, onde você acompanha tudo por vídeo e pode perguntar via chat, que um monitor interrompe o professor para te responder ao vivo.

Interessou-se? Então, olha que boa notícia: para você, leitor da Academia UOL HOST que acompanhou o webinar, o Edney está dando 20% de desconto no curso! Para obter o benefício, basta usar o código INTERNEY20 na hora da compra pelo site ou pelo telefone. Esse código é válido até o dia 08/09!

Para comprar e/ou obter maiores informações acesse o site do curso.