LOGO UOL HOST

Receba por e-mail as novidades e publicações da Academia UOL HOST

As principais vantagens e desvantagens da plataforma Magento

Analise os prós e contras antes de tomar uma decisão

A plataforma Magento é um dos sistemas mais usados no mundo para e-commerces de todos os portes, inclusive pelo UOL HOST. Uma das facilidades do sistema é que ele é open-source (código de fonte aberto) e pode ser baixado gratuitamente por meio da internet.

Entretanto, é preciso ter conhecimento avançado de programação para usufruir de todos os recursos que a plataforma oferece. Veja quais são as principais vantagens e desvantagens do sistema:

Vantagens

1. Personalização da sua loja

A plataforma permite que cada e-commerce seja customizado de acordo com o gosto do cliente e de maneira intuitiva. Também é possível gerenciar permissões em diferentes níveis para tornar o seu site seguro, do jeito que você deseja.

2. Disponibilidade de recursos

Gestão do catálogo de produtos, atendimento ao cliente, gestão de frete e elaboração de relatórios são algumas funcionalidades úteis para os donos das lojas e que estão disponíveis na Magento.

Além disso, a plataforma suporta mais de 500 mil produtos em um só site e consegue lidar com 80 mil pedidos por hora.

3. Comunidade forte

A plataforma é utilizada por gente do mundo todo, e os desenvolvedores ajudam a construir um sistema cada vez melhor. A comunidade no Brasil é forte e existem programadores especializados nessa plataforma.

4. SEO avançado

O sistema Magento facilita a indexação no Google, e isso ajuda na publicidade da loja virtual criada nessa plataforma.   

5. Integração de ferramentas

Módulo dos Correios que permite o cálculo automático de frete,  PagSeguro e Google Analytics são algumas ferramentas que podem ser facilmente integradas na plataforma. Dessa maneira, o lojista pode conhecer o comportamento do seu cliente e oferecer melhores experiências de compras.

Desvantagens

1. Demanda mais servidores

Para que o sistema Magento funcione bem, é preciso ter servidores mais robustos e não compartilhados. Nesse sentido, o investimento é indispensável para que o e-commerce funcione sem lentidão.

2. Plataforma complexa

O sistema demanda que as alterações sejam feitas por desenvolvedores altamente especializados. Nesse sentido, para utilizá-la, será preciso estudar bastante sobre a ferramenta.

3. Tende a ser um pouco mais lento

O carregamento de uma loja virtual que utiliza a plataforma Magento pode ser mais lento em razão da sua complexidade. Isso pode exigir que o lojista invista em servidores melhores e específicos para Magento para compensar essa demora.

4. É baseado em programação PHP

O sistema é baseado em Zend e, dependendo do projeto ou dos recursos desejados, demanda também especialização com custos relativamente altos, e o processo de aprendizado é um pouco demorado.

Agora, coloque essas informações na balança, conheça as outras plataformas disponíveis no mercado, e escolha a melhor ferramenta para você trabalhar na criação de lojas virtuais. No UOL HOST você encontra as melhores opções!