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Por que ter certificado SSL é importante na busca orgânica?

Este elemento passou a ser essencial se você quer se posicionar bem!

De uns tempos para cá, você passou a ouvir falar muito de um tal de SSL e de como os sites precisam ter esse certificado. Não é verdade? Bem, fique tranquilo porque você não é o único!

O SSL tem sido um assunto bastante recorrente ultimamente porque está se tornando um elemento importantíssimo para todos os sites, então, sim, se você tem um site precisa estar por dentro deste assunto. Mas, para começar, você sabe o que é um certificado SSL?

O que é certificado SSL?

A abreviação de Secure Socket Layer é um protocolo de segurança criado em 1994 pela Netscape para oferecer uma camada extra de proteção nas transações pela internet. O que o SSL faz nada mais é do que criar um canal de comunicação criptografada, que impede que os dados trocados entre dois computadores sejam interceptados por um terceiro.

Em vez de as informações serem mandadas de um local para o outro em sua forma natural, o SSL as transforma em um código que só é desvendado na máquina de destino. Na prática, isso significa que sites que têm o certificado SSL oferecem mais proteção ao usuário e são, portanto, mais confiáveis.

Até pouco tempo atrás, este protocolo, embora pudesse ser empregado por qualquer site, era mais utilizado por lojas virtuais e empresas que trabalham com grande fluxo de dados, como bancos, serviços de cadastro de currículos, plataformas de cursos online etc. Mas esse cenário tem mudado bastante.

Agora, é recomendado que qualquer empresa também faça uso do certificado de segurança em seu site. Isso porque o certificado não só criptografa os dados como também é indicativo de que o endereço foi verificado e é seguro para navegação.

Ainda que o seu site não faça transações constantes de informação, investir no SSL significa ter mais credibilidade e confiança. Por outro lado, sites que não têm o certificado, e até agora nunca tinham sofrido com isso, já estão sendo tachados de inseguros pelos principais navegadores.

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Onde o Google entra nessa história?

Quando um site tem protocolo SSL, o seu endereço muda de HTTP para HTTPS e o site recebe um cadeado antes da URL, elementos que já eram de conhecimento de muita gente e que sinalizavam que um site era seguro. No entanto, quando o site não tinha certificado SSL, e, portanto, não representava o mesmo nível de segurança, nenhum aviso era dado.

Foi então que o Google decidiu tomar uma posição em relação a isso. Para começar, anunciou que o seu navegador, o Google Chrome, passaria a considerar sites sem o certificado como não seguros e avisar o consumidor. Só isso já é o suficiente para começar a “queimar o filme” de muitas empresas que não têm o SSL em seus sites, mas não é só isso.

O próprio sistema de ranqueamento das páginas do buscador mais famoso do mundo também foi modificado para dar posições melhores para quem tiver SSL. Isso significa que, em outras palavras, quem não tem certificado não só será tachado de site inseguro para navegação como também perderá posições nas páginas de resultados do Google.

Esse é principal motivo pelo qual tantas empresas estão se preocupando com este assunto. Agora, não só o protocolo é necessário para sites em que há transações, como conta como fator de SEO para qualquer site!

De acordo com o Google, o propósito por trás do sistema de ranqueamento é sempre proporcionar uma melhor experiência para o usuário, posicionamento melhor e sites que têm um melhor conteúdo e apresentam mais segurança, e isso inclui a criptografia de informações.

Quando consideramos que os consumidores olham apenas os primeiros resultados nas buscas do Google, é seguro dizer que os sites que não tiverem o certificado, e perderem posicionamento por conta disso, também estão perdendo visitas e vendas.

Por outro lado, ao perceberem que um site foi considerado seguro, a tendência é que os clientes se sintam ainda mais confiantes em fazer uma compra pela internet, ainda que não conheçam bem o site.

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E o que fazer agora?

Realmente não tem jeito, a melhor opção, tanto para garantir a segurança dos seus clientes como para assegurar o bom posicionamento no Google é adquirir um certificado de segurança para o seu site. Mas isso não precisa ser um drama.

O UOL HOST oferece certificação SSL compatível com os principais browsers do mercado, trabalha com a mais sigilosa criptografia utilizada atualmente, garantia contra quebra e proteção dos seus dados, enquanto contratante.

Tudo isso sem falar que você terá suporte de uma equipe especializada que pode ajudá-lo na instalação do certificado e tirar todas as suas dúvidas!