Superguia Academia E-mail marketing: tudo que você precisa saber para começar agora

7. Spam

Fuja desse pesadelo!

Você definiu todas as estratégias para o e-mail marketing de sua loja virtual: montou o layout perfeito, elaborou um assunto atrativo e sucinto e produziu conteúdo relevante. Mas você já pensou que o e-mail pode cair direto na caixa de spam?

Você sabia?

De 10% a 20% dos e-mails marketing são perdidos no espaço virtual, a maioria por conta dos filtros anti-spam.

Fonte: ReturnPath.

Para evitar que o e-mail marketing seja classificado como spam, é fundamental entender como funcionam os filtros anti-spam, assim é possível vencê-los e garantir que a mensagem vá para a caixa de entrada.

Confira nosso guia e garanta que todas as suas mensagens sejam entregues com sucesso:

Como funcionam os filtros anti-spam

Existem diversos tipos de filtro anti-spam, cada um com uma série de critérios para determinar se a mensagem vai para a lista de spam ou não. Os filtros podem procurar palavras como "grátis", "aproveite nossa promoção" ou excesso de letras maiúsculas no assunto, por exemplo.

Conheça os principais:

Filtro Bayesiano:

É a análise da relação dos textos do e-mail e estrutura dele com mensagens que foram classificadas como spam anteriormente. Cada aspecto é analisado e comparado com padrões de spam; e aspectos em comum geram uma pontuação para cada item.

Se a pontuação total exceder certo número de pontos, seu e-mail será enviado diretamente para a caixa de lixo eletrônico, sem ao menos passar pela caixa de entrada. A lista de critérios está sempre mudando e é baseada, principalmente, no que os usuários classificam como spam.

Blacklist:

É a análise do servidor de e-mail para avaliação de reputação. Assim, quando um e-mail vem de um servidor classificado dentro da "lista negra" de spam, ele já é imediatamente considerado lixo eletrônico. Cada servidor (Hotmail, Gmail, Yahoo etc.) possui uma determinada pontuação.

Firewalls:

São filtros contratados por grandes empresas e servidores de e-mail e atuam antes mesmo de o e-mail chegar aos filtros. Os critérios de avaliação incluem frequência de envio de e-mail e tempo de a seu servidor.

Como evitar que meu e-mail seja classificado como spam?

Ainda que não exista uma fórmula mágica para impedir que o e-mail marketing caia na lista de spam, podemos evitar erros comuns e tomar vários cuidados ao planejar o e-mail marketing, o que vai impedir muita dor de cabeça e aumentar sua taxa de entrega. Veja alguns cuidados a ser tomados:

1. Não compre listas de e-mail

Por que enviar uma mensagem a um usuário que não permitiu recebê-la? Além de ser uma prática antiética, é provável que ele reporte sua mensagem como spam, já que não optou por isso. Quando muitos contatos marcam suas mensagens como spam, o provedor identifica que o remetente está enviando spam e você acaba caindo na lista de lixo eletrônico. Péssima ideia, não é?

2. Mantenha em sua base somente os contatos opt-in

As campanhas de e-mail marketing devem ser enviadas apenas para os usuários que permitiram o recebimento de suas mensagens e têm interesse no seu conteúdo – a chance de ele sinalizar sua mensagem como spam é muito pequena!.

"E-mail marketing opt-in significa e-mail marketing com resultados" − André Siqueira, cofundador da Resultados Digitais.

3. Mantenha a base de contatos atualizada

Mantenha sua base sempre atualizada. Quando o servidor detecta taxas de engajamento baixas, ele pode sinalizar que suas mensagens são lixo eletrônico.

"O ideal é retirar os nomes que não interagem com as ações após o período de três meses" - Juliana Azuma, responsável pela Experian Visual Target.

4. Use alt tags nas imagens

Alt tags são textos descritivos utilizados nas imagens, exibidos quando uma imagem não aparece. Elas permitem que seu e-mail seja compreendido mesmo que as imagens não carreguem. Assim, o usuário consegue identificar do que se trata cada parte do e-mail. Não se esqueça: todas as imagens devem ter alt tags associadas!

5. Evite palavras de baixa reputação

Quando você cria sua mensagem de e-mail, deve prestar atenção especialmente no campo "Remetente" e "Assunto", que representam a primeira impressão que o leitor vai ter do seu e-mail. Cuidado com as expressões fiscalizadas por filtros anti-spams: escolha com atenção as palavras usadas no assunto do e-mail e não acione palavras conhecidas por causarem problemas.

Palavras para evitar no texto e assunto do seu e-mail marketing

  • • Perder peso
  • • Trabalhe em casa
  • • Ganhe dinheiro
  • • Renda extra
  • • Free download
  • • Dinheiro de volta garantido
  • • Webcam
  • • Sem obrigação
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  • • Leia agora
  • • Não exclua
  • • Isso não é spam
  • • Oportunidade
  • • Telemarketing
  • • Consulte-nos
  • • Sigilo absoluto
  • • Saiba mais
  • • Imperdível
  • • Divulgue
  • • Crédito
  • Atenção ao campo "De"

    O remetente deve ser claro e familiar, assim, o assinante não terá dificuldade de lembrar que se cadastrou em sua página e que deu permissão para o envio de mensagens. Utilizar o nome do proprietário da loja em vez da marca, no remetente, por exemplo, pode confundir o receptor, fazendo com que ele marque imediatamente a mensagem como spam.

    Há, ainda, ferramentas de automação que disparam a o e-mail com uma mensagem "não responda", no lugar de um endereço válido, ocultando o verdadeiro. Essa ação também não é recomendada. É importante também que o remetente seja uma conta válida de e-mail e não falsa.

    Os erros mais comuns no e-mail marketing

    • Usar frases de baixa reputação, como "Clique aqui" ou "Oportunidade Única"
    • Uso excessivo de pontos de exclamação!!!!!!!!!!
    • Uso de fontes brilhantes, como a cor vermelha ou verde
    • CONSTRUIR FRASES EM CAIXA ALTA, PRINCIPALMENTE NO ASSUNTO
    • Conteúdo não relevante para o usuário
    • Estrutura HTML confusa e malfeita. O HTML deve ser limpo – sem JavaScript,
    Flash e CSS dentro do seu e-mail.
    • Criar um e-mail com apenas uma imagem com pouco ou nenhum texto
    • Usar a palavra "teste" na linha de assunto
    • Ultrapassar a média de 50 caracteres no assunto
    • Erros ortográficos

    Como saber se meus e-mails estão caindo na lista de spam?

    Uma das principais formas de descobrir se os seus e-mails estão sendo classificados como spam é monitorando sua taxa de abertura. Se ela cair expressivamente em um curto período de tempo, provavelmente você tem um problema de spam. Outro fator indicador é uma elevada taxa de rejeição.

    As abas do Gmail: como funcionam

    Uma das principais formas de descobrir se os seus e-mails estão sendo classificados como spam é monitorando sua taxa de abertura. Se ela cair expressivamente em um curto período de tempo, provavelmente você tem um problema de spam. Outro fator indicador é uma elevada taxa de rejeição.

    Foto Especialista
    Palavra de especialisa
    "Criou-se um clima de tensão entre os profissionais de e-mail marketing na época do lançamento das abas do Gmail, mas hoje não vejo isso como um problema. As métricas não mostraram a queda prevista e, em alguns casos, percebi um aumento na taxa de abertura e cliques. Isso se deve ao interesse criado por bons enviadores em seu público, o que os faz abrir regularmente a aba promoções. Além disso, quando o seu e-mail é extremamente personalizado e segmentado, ele acaba chegando à aba principal."

    Eduardo Lyvio, jornalista e especialista em Gestão e Marketing Digital.

    Principal
    Mensagens de amigos e familiares, bem como quaisquer outras mensagens que não aparecem em outras abas.
    Promoções
    Suas promoções, ofertas e outros e-mails promocionais.
    Social
    Mensagens de redes sociais, sites de compartilhamento de mídia, serviços de namoro online, plataformas de jogos e outros sites sociais.
    Atualizações
    Atualizações pessoais geradas automaticamente, como confirmações, recibos, extratos e contas.
    Fóruns
    Mensagens de grupos online, fóruns e listas de discussão.
    Fonte: Gmail.

    Depois de saber o que fazer e o que não fazer nos seus e-mails, você está pronto para criar suas campanhas de e-mail marketing com boas chances de sucesso. Mas, para ter certeza dos resultados é preciso avaliar o desempenho das mensagens. No próximo capítulo, você vai saber tudo sobre métricas. Não deixe de conferir!