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Marketing Digital | Introdução

Usando o Marketing Digital para impulsionar negócios

Quer fazer sua empresa crescer? Está preocupado com o desenvolvimento de uma identidade para a sua marca? Precisa melhorar o relacionamento com seu público ou conquistar novos clientes? Então está na hora de investir em marketing digital!

Houve um tempo em que as pequenas e médias empresas tinham de competir por espaço com empresas de grande porte nas mídias tradicionais, onde as diferenças de proporção e o orçamento deixavam engessadas as ações de quem estava começando a crescer. Mas isso já ficou no passado.

O universo digital abriu uma boa gama de possibilidades para atingir o público-alvo e conquistar gente interessada na proposta da sua empresa. Ainda que você não tenha centenas de funcionários, uma porção de filiais espalhadas pelo país ou uma pilha de dinheiro para investir, lançar estratégias de marketing digital é um caminho viável e bastante promissor.

5 benefícios do marketing digital

  • 1. Visibilidade por um preço menor que o das mídias convencionais;
  • 2. Segmentação mais trabalhada para atingir melhor seu público;
  • 3. Público base de milhões de pessoas;
  • 4. Interação em tempo real com seus consumidores;
  • 5. Mensuração de resultados com mais precisão.

Mas, afinal, o que é marketing digital?

Marketing digital é o termo que caracteriza o conjunto de atividades e estratégias executadas online visando à identificação de novas oportunidades, atração de parcerias ou clientes, construção e gerenciamento de relacionamento com o público, comunicação e criação de identidade para uma marca.

Ou seja, marketing digital é toda ação que pode trabalhar a imagem e as relações de uma instituição (ou pessoa!) utilizando internet, computadores e celulares.

As ferramentas para realizar ações de marketing digital são as mais variadas e permitem atingir um grande número de pessoas de maneira personalizada,

segmentada e eficiente. Além disso, o custo é bastante reduzido em relação ao das mídias tradicionais – aliás, é possível ter uma boa performance com ferramentas totalmente gratuitas!

Redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ofertam a oportunidade de perfis gratuitos, abrindo uma infinidade de possibilidades de conteúdos e interações. Mesmo as opções pagas, como os links patrocinados e os banners em sites e blogs, são acessíveis e oferecem orçamentos flexíveis.

O público atingido também é de maior relevância para a marca. Com as técnicas de segmentação e personalização, comunica-se diretamente com quem demonstra interesse nos assuntos que têm a ver com o que você quer vender, seja isso um produto, um serviço ou uma ideia.

Especialistas em Marketing Digital

Marketing Digital de resultados para impulsionar negócios
Mariana Cantarelli | Head of Digital da Agência Tudo
"No marketing digital, o pequeno e o médio empreendedor fazem comunicação dirigida com muito mais assertividade, porque conseguem utilizar técnicas de segmentação extremamente precisas para falar com o consumidor certo na hora certa. Além disso, pode-se acompanhar em tempo real; a possibilidade de correção de rota é imediata; e a mensuração de resultados é precisa."

Mariana Cantarelli | Head of Digital da Agência Tudo.

Paulinha Tadeu | Diretora da Made 4u
"O marketing digital permite maior acessibilidade, pois a comunicação é feita a qualquer momento. Ela ainda melhora e possibilita a personalização na individualização das mensagens, além de criar uma enorme interatividade com os clientes e os potenciais. Isto porque o cliente pode selecionar a informação e como deseja recebê-la."

Paulinha Tadeu | Diretora da Made 4u.

Márcio Gonçalez | Professor da Área de Gestão e Negócios do Senac Tatuapé
"É uma estratégia que pode auxiliar na construção de uma imagem contemporânea ao mostrar uma empresa atuante e com perfil inovador, agregando valores modernos no ponto de vista do público em geral. Com isso, o marketing digital permite uma chance maior de transformar um relacionamento em ação de compra, aproximando sua marca nos momentos de decisão do cliente."

Márcio Gonçalez | Professor da área de gestão e negócios do Senac Tatuapé.

Gustavo Hana | CEO e sócio da GhFly
"O marketing digital permite que qualquer empresa, de qualquer tamanho, faça ações de publicidade na internet mesmo sem ter um grande orçamento separado para esta parte. As mídias digitais permitem flexibilidade no investimento, não demandando contratos de longo prazo, o que dá muita segurança e permite o crescimento gradativo do valor investido."

Gustavo Hana | CEO e sócio da GhFly.

A importância do Marketing Digital para o pequeno empreendedor

O Marketing Digital é fundamental pro PME, pois lhe possibilita visibilidade com baixo custo, manobra que não é possível em nenhuma outra mídia. Além disso, em um mundo cada vez mais conectado, ignorar os canais digitais não é uma decisão nada inteligente. Com a convergência digital, todos estão de alguma forma conectados. É inevitável. A Internet está por toda parte.

Na internet, o público-alvo atua de maneira proativa, indo de encontro – de maneira eficiente e eficaz – aos produtos, serviços, marcas e empresas que deseja. Outra vantagem do marketing digital é que empresas de todos os segmentos podem utilizá-lo.

Como se destacar no mundo digital?

Para colher bons resultados com estratégias de marketing digital é preciso vencer os desafios. A internet está cheia de conteúdo, de empresas e de informações sendo atualizadas em um fluxo constante. Para se destacar neste cenário é imprescindível estar bem preparado.

O cuidado com a qualidade do conteúdo a ser publicado em blogs e redes sociais, o conhecimento de quem é seu público e como ele se comporta na internet e a otimização do seu site para melhor posicionamento nos resultados de buscas são alguns dos itens que não devem ser ignorados na hora de se lançar no universo digital.

Mesmo a menor das empresas tem chance de conquistar uma ótima comunicação com o público, consolidar-se e crescer, desde que planeje suas ações com dedicação e conhecimento.

Marketing Digital para conquistar leitores

Editora aposta no marketing digital para conquistar leitores

Fundada em 2012, a Editora Lote 42 sempre apostou em estratégias de marketing digital como principal ferramenta de divulgação. "Se não fossem as oportunidades do marketing digital, dificilmente abriríamos a editora", conta Cecilia Arbolave, editora e sócia da Lote 42.

Trabalhando essencialmente com vendas dos livros por e-commerce, a Lote 42 investe, principalmente, nas redes sociais como estratégia de comunicação e relacionamento com o público-alvo que visa gerar engajamento.

"Ao ver um vídeo que mostra os bastidores da criação da capa de um livro, as pessoas tendem a se interessar mais por essa publicação. Às vezes, isso não se reflete em uma venda direta, mas sim uma relação cada vez mais estreita entre o leitor e a editora. Desde a simples venda até o direcionamento editorial das obras, tudo passa por essa comunicação digital", revela Cecilia.

Hoje, a equipe da empresa conta com quatro pessoas, e uma delas dedica-se exclusivamente às estratégias de marketing digital, com a colaboração constante dos

outros profissionais da editora. Para garantir o bom desempenho das ações, todo o conteúdo é discutido e colocado em uma programação de postagens.

Os esforços já resultaram em uma campanha de repercussão mundial. Durante a Copa do Mundo de 2014, a Lote 42 lançou uma promoção nas redes sociais que prometia 10% de desconto nos produtos a cada gol que a Seleção Brasileira levasse nos jogos. Ao perder de 7 a 1 para a Alemanha, a loja virtual ofereceu 70% de desconto em todos os seus produtos e recebeu tantos acessos que a plataforma acabou saindo do ar. "Com transparência, conseguimos explicar tudo o que estava acontecendo, lidar com a repercussão massiva e inesperada, e atendemos todos os pedidos recebidos e pagos na loja virtual", assinala Cecilia.

Marketing Digital | Copa do Mundo de 2014

Como é o marketing digital da Lote 42 em diferentes canais

Canal
Como usa
Facebook
Divulga eventos literários, resenhas de livros, entrevistas de autores em outros veículos e novidades da Editora.
Twitter
Divulga eventos e livros e cria uma comunicação próxima com os seguidores, republicando opiniões por meio de retweets.
Instagram
Humaniza e aproxima a editora do público. Fotos de eventos, do trabalho da equipe e dos livros.
YouTube
Publicação de book trailers, reportagens de outros veículos relacionadas à Editora, bastidores da produção dos livros, vídeos com autores e ilustradores.
Tumblr
Funciona como clipping, compila a repercussão da Editora na mídia.
E-mail marketing
Newsletter com novidades acerca de eventos e produtos para os cadastrados na loja virtual. Divulga, também, cupons de desconto para os assinantes.
Marketing Digital | Exemplos Lote 42
Facebook da Lote 42, Instagram da Lote 42, Tumblr da Lote 42, Twitter da Lote 42 e YouTube da Lote 42.

Como investir em marketing digital

Este guia reúne todas as informações de que você precisa para começar a investir em marketing digital. No decorrer dos capítulos, é possível consultar dicas de especialistas no assunto, exemplos de usos e ações reais e alguns cases inspiradores de empresas que estão crescendo com a ajuda das estratégias.

• No próximo capítulo você confere as principais mídias digitais para inserir sua empresa e utilizar como plataforma de marketing. Entenda como funcionam as mídias pagas – banners, links patrocinados, publieditorial, Facebook Ads –, as redes sociais, os blogs e o e-mail marketing. Além disso, saiba o que são as técnicas de SEO e CRO e como elas podem contribuir para o seu desempenho digital.

• O capítulo 3 traz tudo que você precisa saber sobre Google AdWords, ferramenta de link patrocinado que está entre as ações queridinhas das pequenas e médias empresas.

• O capítulo 4 procura esclarecer os conceitos de marketing mais utilizados no mercado. Aprenda o que significa marketing de performance, inbound marketing, branding, marketing viral e de guerrilha e fique por dentro do vocabulário e das estratégias.

• No capítulo 5 é possível começar a colocar no papel as ações. Saiba como organizar um planejamento completo, passo a passo. Você vai entender como traçar metas, definir seu público-alvo, escolher em quais mídias apostar e definir o orçamento a ser investido.

• O capítulo 6 mostra como colocar a mão na massa! Confira como guiar a execução das ações planejadas criando um calendário de publicações, buscando profissionais para desempenhar as atividades e monitorando de perto cada campanha.

• A seguir, o capítulo 7 deixa você a par dos custos de serviços de marketing digital. Saiba qual é a média de preços para mídias diferentes e defina o que vale a pena encaixar no orçamento da sua empresa.

• Por fim, no capítulo 8 você aprende métricas para analisar resultados. Confira ferramentas para verificar o desempenho das ações desenvolvidas e medir a presença digital da sua marca. Além disso, desvendamos o Google Analytics e ensinamos você a aproveitar o recurso nas suas campanhas.

 

Pronto para deixar o marketing digital fazer sua empresa crescer? Então, prepare-se para absorver informações e boa leitura!

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